Mensagem do presidente
- BV Ponte de Lima
- Institucional
- Mensagem do presidente
Presidir a esta associação é para mim uma enorme honra, um grande privilégio, mas é também uma grande responsabilidade. Uma honra por sermos herdeiros de 135 anos de história, dedicação e trabalho de tanta gente, ombros nos quais, nos apoiamos para ver mais longe. Mas uma responsabilidade, porque nos compete a nós, saber estar à altura de dar continuidade.
Somos hoje, uma associação reconhecida pela sua excelência, pelas mais altas autoridades de proteção civil e associações congéneres. Conta com 129 bombeiros no corpo ativo e 24 elementos a frequentar a nova escola, um parque automóvel operacional de cerca de 40 viaturas, 52 funcionários, um orçamento anual superior a 1.500.000€.
Mas muito ainda temos de fazer, a trajetória desta instituição ainda reclama e sempre reclamará de nós especial atenção e cuidado. Preservar esta nobre associação como uma referência não só local como nacional, é hoje um desafio, uma responsabilidade, não só da Direção, dos funcionários e do corpo ativo, mas também do poder político e da sociedade em geral.
Vivemos tempos conturbados, de mudança, pois são muitas, e por vezes contraditórias, as exigências e tarefas que temos pela frente, é determinante pensar no futuro desta instituição, é preciso construí-lo no dia-a-dia, dia após dia, com rigor, com persistência, com determinação.
Não podemos, porém, desviar-nos das missões que estão no centro da nossa identidade,
– Socorrer pessoas e bens.
– Ser uma garantia de segurança, de confiança, mas também de esperança.
Mas hoje, há muitas outras que não podemos ignorar. Esta atitude, é ainda mais necessária num tempo em que os dias (os dias todos) parecem dominados, pela primazia do individualismo na nossa sociedade e pelo sentimento de crise.
Mas apesar das dificuldades, podemos concluir, que a extraordinária grandiosidade desta nossa casa, (sim, nossa, porque ela é de todos nós), ultrapassa em muito a rudeza dos tempos que vivemos e a força crua dos números.
Quero deixar uma palavra de apreço e gratidão a todos os que fazem parte desta nossa caminhada, aos Associados, às Instituições e Empresas que nos têm manifestado o seu apoio e generosidade. Não podia deixar de reconhecer o Corpo Ativo pela dedicação, sacrifício e lealdade, um sentimento que é extensivo às suas famílias, pelo seu contributo e pela enorme força que transmitem na retaguarda para o cumprimento em pleno da Missão de Bombeiro.
Em meu nome, em nome da Direção que presido e da Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Ponte de Lima deixo um Forte Abraço!
Américo José Fernandes
Presidente